O acoplamento Henflex HXP é um acoplamento composto de cubos de ferro fundido nodular e elementos flexíveis, o que o torna torcionalmente elástico.
Ele pode ter muitas aplicações em acionamentos que requerem transmissão confiável de torque. Os elementos elásticos, que são montados axialmente, permitem que o acoplamento trabalhe com desalinhamentos radial, axial e angular. Permitem também a absorção de choques e vibrações que provém da máquina acionada ou acionadora.
Os pinos são dimensionados para suportar diversas vezes a carga de compressão, o que permite grande confiabilidade de aplicação.
Por suas características construtivas, o acoplamento Henflex HXP pode ser utilizado em ambos sentidos de rotação e, devido a sua resistência pode, inclusive, trabalhar sujeito a reversão de rotação, sem prejudicar seu bom funcionamento.
Os acoplamentos Henflex HXP requerem pouca manutenção, pois não necessitam de lubrificação. Se as recomendações de montagem e alinhamento forem seguidas, os elementos elásticos terão longa vida útil.
A linha HXP oferece variados tamanhos de acoplamentos, com torques de trabalho de 200 a 1.300.000 Nm e eixos de ø600 mm. E devido a criteriosa seleção do material, poderão trabalhar em aplicações de alta e baixa rotação.
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Para o dimensionamento dos acoplamentos Henflex HXP para regime de funcionamento contínuo, primeiramente, deve-se obter o torque de operação (T 0 ), que é dado por :
T0 = C x P ⁄ nm onde:
T0 = Torque de operação do sistema [Nm];
P = Potência de entrada [kw ou Cv];
nm = Velocidade de rotação [rpm];
C:
C = 9550 para P em kW;
C = 7030 para P em cv;
A partir do torque de operação, se obtem o torque nominal do acoplamento (T na ) que é dado por:
Tna ≥ T0 x f1
Onde:
Tna = Torque nominal do acoplamento
f1 = Fator de serviço
Obs: Os acoplamentos são dimensionados para suportar partidas ou frenagem a um torque máximo de três vezes o torque nominal do acoplamento. Essa operação pode ser repetida até 25 vezes/hora. No entanto, para efeito de seleção, se o acoplamento está suscetível a cargas que envolvam choques, deve ser considerada a seguinte relação:
T na max = Máximo torque do acoplamento;
Ts = Máximo torque de impacto do sistema.
O fator de serviço é um número obtido empiricamente que leva em consideração os regimes de funcionamento das máquinas acionadora e acionada.
O mecanismo de seleção apresentado é válido para temperatura ambiente entre -30ºC e 80ºC, alinhamento conforme instruções das páginas 19 e 20 e até 25 partidas/hora.
Para aplicações mais severas ou qualquer dúvida, consulte nosso departamento de engenharia de aplicação.
Na seleção do acoplamento,além do que já está exposto, deve-se considerar, ainda, as dimensões das extremidades do eixo das máquinas acionadas, acionadoras e também a velocidade de rotação admissível do acoplamento.
Fatores de Serviço f₁ para Operação Diária até 24 Horas |
||||
Tipo de Carga* |
Acionamento |
|||
Motor Elétrico |
Motor a Combustão com 4 a 6 Cilindros |
Motor a Combustão com 1 a 3 Cilindros |
||
Carga Uniforme |
Ventiladores P/n=0,1 Bombas centrífugas (baixa viscosidade) Bombas de parafuso |
1.0 |
1.25 |
1.75 |
Choques Médios |
Exaustores e ventiladores P/n >0,1 Transportadores de correias e correntes Elevadores de canecas Guinchos Agitadores, centrífugas e misturadores Betoneiras Máquinas lavadeiras Máquinas para madeiras Calandras, extrusoras e misturadores de plásticos Máquinas ferramenta rotativas Dobradeiras de chapas Hélices marítimas Fornos e cilindros rotativos |
1.25 |
1.5 |
2.0 |
Choques Fortes |
Geradores e transformadores Bombas de pistão Moinhos em geral Britadores Tambores e moinhos rotativos Máquinas para papel e celulose Pontes rolantes Rodas de caçamba Prensas, marteletes e tesouras Laminadoras e extrusoras de metais Misturadores e extrusoras de borracha Elevadores |
1.75 |
2.0 |
2.5 |
(*) Para outros equipamentos, consulte nosso Departamento de Engenharia de Aplicação.
Os acoplamentos HXP são fixados com chaveta paralela de acordo com a norma DIN 6885 folha 1.
Chaveta Paralela – DIN 6885/1 |
|||||
Diâmetro d |
Largura b(*) |
Altura h |
Profundidade da ranhura da chaveta no eixo t1 |
Profundidade ranhura da chaveta no cubo d + t2 |
|
Acima de (mm) |
até (mm) |
(mm) |
(mm) |
(mm) |
(mm) |
8 |
10 |
3 |
3 |
1,8 |
d+ 1,4 |
10 |
12 |
4 |
4 |
2,5 |
d+ 1,8 |
12 |
17 |
5 |
5 |
3 |
d+ 2,3 |
17 |
22 |
6 |
6 |
3,5 |
d+ 2,8 |
22 |
30 |
8 |
7 |
4 |
d+ 3,3 |
30 |
38 |
10 |
8 |
5 |
d+ 3,3 |
38 |
44 |
12 |
8 |
5 |
d+ 3,3 |
44 |
50 |
14 |
9 |
5,5 |
d+ 3,8 |
50 |
58 |
16 |
10 |
6 |
d+ 4,3 |
58 |
65 |
18 |
11 |
7 |
d+ 4,4 |
65 |
75 |
20 |
12 |
7,5 |
d+ 4,9 |
75 |
85 |
22 |
14 |
9 |
d+ 5,4 |
85 |
95 |
25 |
14 |
9 |
d+ 5,4 |
95 |
110 |
28 |
16 |
10 |
d+ 6,4 |
110 |
130 |
32 |
18 |
11 |
d+ 7,4 |
130 |
150 |
36 |
20 |
12 |
d+ 8,4 |
150 |
170 |
40 |
22 |
13 |
d+ 9,4 |
170 |
200 |
45 |
25 |
15 |
d+10,4 |
200 |
230 |
50 |
28 |
17 |
d+11,4 |
230 |
260 |
56 |
32 |
20 |
d+12,4 |
260 |
290 |
63 |
32 |
20 |
d+12,4 |
290 |
330 |
70 |
36 |
22 |
d+14,4 |
330 |
380 |
80 |
40 |
25 |
d+15,4 |
380 |
440 |
90 |
45 |
28 |
d+17,4 |
440 |
500 |
100 |
50 |
31 |
d+19,4 |
(*) A zona de tolerância para a largura “b” do rasgo da chaveta no cubo é a ISO JS9 ou ISO P9 para condições severas de operação. (ex. reversão sob carga)
Tipo |
Material |
Dureza |
Faixa de Temperatura |
Critério de Seleção |
Campo de Aplicação |
Padrão |
Perbunan Preto |
80 Shore |
De -30 °C Até +80 °C |
Toda aplicação de acionamento no campo da engenharia mecânica |
|
Tipo especial de solicitação |
Perbunan Preto |
60 Shore* |
De -30 °C Até +80 °C |
Mudança da velocidade de ressonância através da mudança de dureza dinâmica torcional |
|
Borracha natural Preto |
80 Shore |
De -50 °C Até +50 °C |
Mudança da escala de temperatura para uso em baixa temperatura. |
||
Perbunan Verde |
80 Shore |
De -30 °C Até +80 °C |
Isolador elétrico |
*Em função da dutreza, deves-se considerar a redução de torque
O desalinhamento das partes pode afetar o desempenho devido às vibrações, temperatura, ruídos, etc., e diminuir a vida dos elementos e das máquinas acionadas. O desalinhamento, tanto radial como axial das extremidades do eixo, deve ser mínimo, de modo que prolongue a vida dos amortecedores nas condições de operação. A montagem deve ser feita de acordo com as instruções e obedecendo os espaçamentos.
Tamanho |
Ajuste da Distância Durante a Montagem |
Espaçamento do Eixo (Valor Arredondado), para Desalinhamento Radial, Angular e Axial Permitido Durante a Montagem |
||||||||
d a> |
L1 min. |
L1 máx. |
Velocidade 500 min -1 |
Velocidade 1000 min -1 |
Velocidade 1500 min -1 |
Velocidade 3000 min -1 |
||||
in |
mm |
mm* |
Grau* |
mm* |
Grau* |
mm* |
Grau* |
mm* |
Grau* |
|
4 |
2 |
4 |
0,35 |
0,20 |
0,25 |
0,14 |
0,20 |
0,11 |
0,15 |
0,08 |
5 |
2 |
4 |
0,40 |
0,18 |
0,30 |
1,13 |
0,25 |
0,11 |
0,15 |
0,07 |
5,5 |
2 |
4 |
0,45 |
0,18 |
0,30 |
1,12 |
0,25 |
0,10 |
0,20 |
0,07 |
6 |
2 |
5 |
0,45 |
0,17 |
0,35 |
1,12 |
0,25 |
0,10 |
0,20 |
0,07 |
7 |
2 |
5 |
0,50 |
0,16 |
0,35 |
0,11 |
0,30 |
0,09 |
0,20 |
0,06 |
8 |
2 |
5 |
0,50 |
0,15 |
0,40 |
0,11 |
0,30 |
0,09 |
0,20 |
0,06 |
9 |
2 |
5 |
0,60 |
0,15 |
0,40 |
0,10 |
0,35 |
0,09 |
0,25 |
0,06 |
10 |
2 |
5 |
0,65 |
0,14 |
0,45 |
0,10 |
0,35 |
0,08 |
0,25 |
0,06 |
11 |
3 |
6 |
0,70 |
0,14 |
0,50 |
0,10 |
0,40 |
0,08 |
0,30 |
0,06 |
13 |
3 |
6 |
0,75 |
0,13 |
0,55 |
0,09 |
0,45 |
0,08 |
0,30 |
0,06 |
14 |
3 |
6 |
0,80 |
0,13 |
0,60 |
0,09 |
0,50 |
0,08 |
0,35 |
0,05 |
16 |
3 |
6 |
0,90 |
0,13 |
0,65 |
0,09 |
0,50 |
0,07 |
||
18 |
4 |
7 |
1,00 |
0,12 |
0,70 |
0,09 |
0,55 |
0,07 |
||
20 |
4 |
7 |
1,10 |
0,12 |
0,75 |
0,09 |
0,60 |
0,07 |
||
22 |
4 |
8 |
1,20 |
0,12 |
0,85 |
0,08 |
0,70 |
0,07 |
||
25 |
4 |
8 |
1,30 |
0,12 |
0,90 |
0,08 |
0,75 |
0,07 |
||
28 |
5 |
9 |
1,45 |
0,12 |
1,00 |
0,08 |
0,85 |
0,07 |
||
31,5 |
5 |
9 |
1,60 |
0,12 |
1,10 |
0,08 |
||||
36 |
5 |
10 |
1,80 |
0,11 |
1,30 |
0,08 |
||||
40 |
5 |
10 |
2,00 |
0,11 |
1,40 |
0,08 |
||||
44 |
6 |
11 |
2,20 |
0,11 |
1,50 |
0,08 |
||||
49 |
6 |
11 |
2,40 |
0,11 |
||||||
55 |
6 |
12 |
2,70 |
0,11 |
||||||
63 |
6 |
12 |
3,00 |
0,11 |
||||||
71 |
8 |
16 |
3,40 |
0,11 |
||||||
79 |
8 |
16 |
3,80 |
0,11 |
mm* = Δ Ir perm, Δ L1 perm, Δla perm
Grau* = Δw perm
Os desalinhamentos radial, angular e axial permitidos podem ser calculados usando a seguinte fórmula:
ΔIr perm = ΔL1 perm = ΔIa perm = ( 0,1 + da⁄39,37 ) x 40 ⁄√n
Onde:
n = Velocidade do acoplamento (min-1)
da = Tamanho do acoplamento (in)
ΔIr perm = desalinhamento radial permitido (mm)
ΔL1 perm = desalinhamento ângular permitido (mm)
ΔIa perm = desalinhamento axial permitido (mm)
O balanceamento dos cubos dos acoplamentos Henflex HXP seguem os critérios da norma NBR 8008.
Para n=1500 RPM ou Vmáx=30m/s, realizar balanceamento em um só plano com qualidade G16.
Para n>1500 RPM ou velocidade periférica > 30m/s realizar o balanceamento em dois planos, caso seja necessário, com qualidade G6,3.
Os cubos serão fornecidos e balanceados, caso seja informado a rotação de trabalho e estiver dentro da região representada no gráfico abaixo.
Obs.: Verifique a rotação admissível na tabela dimensional.