O desenvolvimento dos Anéis de Fixação
Hoje em dia, anéis de fixação e contração são elementos padronizados que proporcionam uma conexão por meio da fricção entre um eixo e um cubo. Estes elementos são capazes de transmitir torque de maneira eficiente e confiável, mesmo em aplicações com cargas axiais, transversais, e momentos fletores. Oskar Peter, inventor dos anéis de fixação, constatou em suas pesquisas realizadas em meados na década de 50 que os anéis de fixação, em comparação a chavetas, podem transmitir torques consideravelmente maiores, possibilitando a aplicação de eixos curtos e de menor diâmetro.
Galeria de Inventores do Escritório de Marcas e Patentes da Alemanha
Em 1997, Peter foi incluído na galeria de inventores do Escritório de Marcas e Patentes da Alemanha, em Munique. Sinônimo de inovação no segmento de elementos de máquinas, Peter contribuiu e colaborou com a RINGFEDER POWER TRANSMISSION por muitas décadas, deixando seu “know how” e legado em posse da empresa em 2006. A eficiência de seus projetos pode ser constatada em toda linha de produtos da Ringfeder, sendo que duas das séries de anéis originais criadas há mais de 50 anos permanecem inalteradas desde sua concepção.
Transmissão de torque no “primeiro plano”
Inicialmente concebidos para proporcionar a transmissão de torque, os anéis de fixação foram otimizados por engenheiros da RINGFEDER longo dos anos tal que atualmente podem transmitir cargas combinadas como radiais (por exemplo, um impulsor), axiais (prensa) e momentos fletores (tambor de transportador de correia), desde que o torque resultante não exceda o estabelecido pelo projeto.
Ao longo dos anos, no intuito de melhor servir ao mercado e atender as necessidades dos clientes dos mais variados segmentos da indústria, diversas versões foram desenvolvidas, como por exemplo, o modelo anti-magnético utilizado em veículos submarinos ou as versões em aço inoxidável que são exigidas pelas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas.
Anel de contração como dispositivo de fixação externa.
Nos redutores de velocidade, os anéis de contração têm substituído os anéis de fixação já há alguns anos. Devido à sua característica de montagem externa, podem ser facilmente montados em aplicações com restrição de espaço, facilitando grandemente os processos.
Os anéis de contração estão disponíveis em duas variantes:
O modelo RfN 4061, por exemplo, é composto de 3 partes e sua montagem é realizada através de torquímetro. As cargas e o torque transmissível podem ser controlados de maneira simples ao seu ajustar o torque de aperto dos parafusos.
O modelo da série RfN 4171 é composta de duas partes e não necessita de torquimetro para ser montado.
Clientes confiam em experiência adquirida
Rainer Peter, Gerente de Projetos de Engenharia da RINGFEDER POWER TRANSMISSION, e, neto do inventor Oskar Peter, é categórico ao afirmar que “no que diz respeito aos numerosos designs e estudos teóricos, além dos diversos testes realizados em campo com a cooperação dos clientes, pode-se dizer com segurança que dispomos de uma inexaurível fonte de conhecimento e experiência, o que nos permite colocar em prática os projetos de nossos clientes. As influências das condições ambientais geralmente criam situações de grandes desafios, o que não nos impede de achar uma solução de excelência.”
“E é desta ampla gama de experiências que nossos clientes podem depender. Em aplicações críticas como carregadores de navios e transportadores de correias da indústria de mineração, a confiabilidade dos dispositivos de fixação é de essencial importância, uma vez que paradas não programadas podem facilmente gerar prejuízos na casa dos milhões”, explica o especialista.
Variedade e ampla disponibilidade de produtos
“Nossa variedade de produtos permite-nos manter em estoque os dispositivos de fixação mais comuns no mercado e que atendem à maior parte dos requisitos especificados por nossos clientes”, diz Rainer Peter ao se referir à ampla gama de produtos disponível. Quer o cliente precise de modelos auto-centrantes, de baixa pressão de contato, alto torque, alta rotação ou fabricação em aço inoxidável, a RINGFEDER POERT TRANSMISSION é capaz de oferecer e entregar rapidamente o produto requisitado. Além disso, torques de até 200 kNm e forças axiais de até 2000 kN podem ser testados nas dependências da empresa.
Operações em campo permitem oferecer soluções aos clientes
Peter e seus colegas adquiriram know-how por meio de extensivos testes conduzidos e realizados nas dependências da sede da empresa em Groß-Umstadt, Alemanha, além das experiências práticas com os dispositivos de fixação aplicados em equipamentos dos usuários finais. Um dos muitos casos aconteceu em uma usina de energia, onde o usuário fixou uma roda Pelton com um dispositivo de fixação de fabricação de um concorrente. Durante a realização da manutenção, constatou-se que o dispositivo não podia mais ser desmontado com segurança.
Como alternativa, os engenheiros da RINGFEDER decidiram por utilizar um anel de fixação RfN 7015.0 no tamanho 280 x 355 mm, e realizar um teste de tensionamento e posteriormente a remoção do conjunto para garantir a segurança da operação. Neste tipo de aplicação, transmissão confiável de torque, excelentes características de concentricidade e facilidade de remoção são de vital importância.
Uma vez que o movimento de deslizamento ocorre na parte interior do anel de fixação, o RfN 7015.0 pode ser removido sem problemas, mesmo com a presença de oxidação no eixo.
Transmissão de torque e proteção de sobrecarga
Em uma determinada aplicação, as palhetas guias de uma turbina Kaplan foram otimizadas para uma empresa fabricante. Além de transmitir torque, o anel de fixação necessitava permitir um leve escorregamento para evitar danos nas palhetas no caso da entrada de corpos sólidos no interior da turbina. Esta propriedade foi adquirida ao se aplicar uma cobertura especial nas superfícies de contato, o que evita danos na superfície do eixo devido à fricção / atrito.
Os exemplos acima mencionados são apenas uma pequena amostra da versatilidade e possibilidades de inovação na aplicação de anéis de fixação e contração, atingindo hoje segmentos na indústria que nem mesmo Oskar Peter havia concebido no início de seu projeto, tendo se tornado padrão em diversas aplicações na mineração, siderurgia, energia, entre outros.
Author: WP
Translation: MM
Revision: CR
Se quiser saber mais sobre este artigo ou deseja atendimento de nossa equipe técnica, preenche o formulário abaixo que entraremos em contato.